Showing posts tagged quinoa.
x

animae manifestum

diz, pede, sugere, pergunta, comenta, manifesta-te!   animaemanifestum@gmail.com
onte à noite e hoje ao almoço

quinoa com feijão verde e cogumelos estufados com um belo ovo escalfado por cima.

salada de salmão fumado e batata cozida com molho de iogurte e cebolinho.

Dia precioso, o de hoje.

a ouvir: Montezuma - Fleet Floxes

— 2 years ago with 15 notes
#lunch  #lunchbox  #peixe  #salmão  #saladas  #quinoa 
to warm a warm-needy morning soul

qual o termo para designar a falta de interesse generalizada? (não de todos, mas minha em relação a (quase quase) tudo?)

Quinoa com puré de maçã reineta

se tiverem a boca doce, acrescentem uma colher de chá de mel ou xarope de agave no final, ou então de açúcar à quinoa. Mas só mesmo se tiver de ser.
Nozes tostadas também combinam muito bem. 

1/4 cháv. de quinoa
1/2 cháv. água (ou 1/4 cháv. de água + 1/4 cháv. de leite)
1 maçã reineta
1 c.sopa de passas, ou a gosto
canela a gosto 

Numa panela, colocar a quinoa com a água (ou água e leite, se for o caso) e deixar a cozinhar durante cerca de 15min, ou até ficar tenra e cozida. Deixar repousar durante 5minutos. Entretanto, retirar o caroço da mação e cozê-la no microondas durate 4min. a 800W, ou cortá-la em 4ºs e cozê-la a lume até se desfazer. 
Depois de a quinoa e da maçã estarem cozidas, envolver a maçã na quinoa, polvilhar com canela, juntar as passas e servir. That simple, that good. 

serve 1

— 2 years ago with 3 notes
#pequenos-almoços  #quinoa  #maçã  #frutos secos 
folguei

Já não vou há praia há mais de um mês. Podia ter acordado hoje super cedo, perder mais de três horas em transportes para ficar outras três de papo para o ar, correndo o risco de não aguentar com o calor e o mar estar demasiado frio ou a água demasiado forte para me tirar a vontade de mergulhar? Podia, mas não era a mesma coisa.

O meu corpo pede por uma cama, as minhas mãos por um corta-unhas e um creme ultra-hidratante, o meu sofá nunca me pareceu tão apetecível, a minha cabeça anseia por um bom livro e a minha boca por uma salada fria monumental, recheada de legumes frescos, uma quantidade bem generosa de salsa e envolvida nos temperos mais simples, frescos e maravilhosos de sempre.

A vantagem de ter desejos singelos é que a probabilidade de serem realizados é quase certa.

(agora desejo encontrar a minha carteira…)

Salada fresca de Quinoa com Vegetais Lâminados

35g de flocos de quinoa
1/2 de courgette média
1/4 de cebola
1/4 de pimento vermelho
1 tomate-chucha
30g de queijo feta 
sal e pimenta q.b
azeite
sumo de 1 rodela grossa de limão (cerca de 1cm)
1 pitada de flocos de malagueta secos e moídos (opcional)
4 ramos de salsa 

Ao adicionar o sal é necessário verificar se a quinoa já não está salgada o suficiente da cozedura e não esquecer também que o feta é por si só um queijo bastante salgado, pelo que não será necessário adicionar muito sal. As quantidades apresentadas são, obviamente, apenas uma referência. Como quero a minha salada bem húmida com os temperos gosto de uma boa dose de sumo de limão e muita muita salsa a acompanhar. A quinoa obviamente pode ser substituída por uma massa curta, mesmo couscous, ou até por uns croutons simples, conferindo uma textura estaladiça maravilhosa. 

Preparar a quinoa de acordo com as instruções da embalagem. Reservar para deixar arrefecer, ou então, para um processo mais rápido, passar por água fria num escoador fino e retirar bem a água.
Com uma mandolina, laminar a courgette e o pimento longitudinalmente, em tiras longas. Fatiar o tomate em rodelas de 1/2 cm e laminar a cebola finamente.
Depois de a quinoa arrefecer, juntá-la a todos os vegetais numa grande tigela, temperar com sal e pimenta, o azeite, o sumo de limão e uma pitada dos flocos de malagueta. Retirar os talos maiores dos ramos de salsa, picar as folhas grosseiramente e adicionar 2/3 ao prato. Envolver tudo com as mãos, para garantir que todos os alimentos ficam igualmente bem temperados.
Povilhar com o feta desfeito grosseiramente, o resto das folhas de salsa e servir. 

serve 1

a ouvir: Road to Somewhere - Goldfrapp

— 3 years ago with 2 notes
#saladas  #quinoa  #queijo  #vegetariana  #lunchbox  #ervas aromáticas 
Chocapic, o ovo estrelado e a laranja no bolo

Quando deixamos de comer/cheirar/viver uma coisa que durante muito tempo nos foi íntima, familiar, temos medo que, ao voltarmos a repetir a experiência passados muitos anos, já não seja a mesma coisa. Geralmente é o que acontece. Podia estar a falar de muita coisa, mas desta vez refiro-me ao Chocapic: os cereais de trigo cobertos com chocolate que resumem os meus pequenos-almoços de infância e pré-adolescência. Hoje, envoltos num leite quente aquecido ao lume na caneca de inox (ainda não recuperámos o microondas), numa bela tigela branca segura entre as minhas mãos, voltaram a entrar em contacto com as minhas pupilas gustativas.
Reconfortante, maravilhoso, sem qualquer exagero. Foi como cheirar algo que nos remete para uma altura muito feliz da nossa vida (está-me sempre a acontecer.) 

Também estrelei um ovo, coisa que não fazia literalmente (e não num tom figurativo) há anos, e soube-me melhor do que me lembrava. É uma das grandes vantagens de reeducar a boca e o estômago.

Sim, ultimamente tem-me dado para revivalismos. A música que ouço é prova disso.
Se ao menos não esquecesse o presente. 

Quinoa de Cogumelos e Nozes com Espinafres e Ovo estrelado
ligeiramente adaptada de Canelle et VanilleMushroom, Walnut Quinoa with Fried Egg and Watercress Salad

1 c.sopa de azeite
1 dente de alho, picado
1 cháv. cogumelos
1/2 cháv. de quinoa, passada por água
2 chávs. caldo de legumes
1/2 c.chá de sal
1 c.sopa de nozes, picadas
1 c.sopa de salsa fresca, picada
1 c.sopa de cebolinho, picado
1 ovo, para estrelar
espinafres q.b
sal e pimenta a gosto

Aquecer o azeite numa panela pequena e saltear o alho e os cogumelos a lume médio durante 2-3 miutos. Juntar a quinoa e saltear cerca de 1 minuto. Adicionar o caldo de legumes e o sal e levantar fervura. Reduzir o lume, cobrir e cozinhar cerca de 15 minutos.
Remover a panela do lume e adicionar a maior parte das nozes, da salsa e do cebolinho. Ajustar o tempero e envolver tudo.
Fritar os ovos num pouco de azeite, temperar por cima com um pouco de sal grosso e pimenta preta fresca.
Colocar a quinoa e os espinafres numa tigela, servir o ovo por cima da quinoa, juntamente com o resto das nozes e das ervas frescas.

serve 1

E também fiz um bolo. Até hoje, três coisas me surpreenderam verdadeiramente no mundo da pastelaria: a quantidade exurbitante de ovos que 90% da doçaria alentejana leva, um bolo de courgette (que tem um post mais que prometido) e um bolo com uma laranja inteira, literalmente. 

Bolo húmido de Laranja com Cobertura de Iogurte
receita de The British Larder, Sticky Orange Cake with Natural Yogurt Topping

É um bolo extremamente rico no seu sabor forte a laranja, na sua textura húmida quase cremosa, graças ao puré da laranja cozida, e surpreendente pela ausência de qualquer gordura na sua constituição. Ideal mais para um lanche que para uma sobremesa, digo eu.

2 laranjas frescas

100ml da água da cozedura das laranjas
6 ovos
250g de açúcar não refinado
100g de farinha
200g de amêndoas moídas
1 c.chá de fermento em pó

Cobertura de Iogurte Natural
300g de iogurte natural
20g de açúcar não refinado
1 folha de gelatina
100ml de leite
sementes de 1 romã
raspa de 1 laranja
1 c.sopa de pistáchios, picados

Cobertura
: Mergulhar a gelatina em água fria por 7min. Levar o leite e o açúcar a ferver, espremer a folha de 
gelatina e adicionar ao leite, mexendo para dissolver.

Numa tigela média, bater o iogurte com o leite. Deixar arrefecer antes de espalhar sobre os bolos arrefecidos.

Lavar as laranjas, colocá-las numa panela e cobrir com água fria. Ferver e deixar as laranjas cozer durante 1 1/2h, até ficarem totalmente moles. Deixar arrefecer as laranjas completamente no líquido da cozedura.
Pré-aquecer o forno a 150ºC com a prateleira no meio. Engordurar duas formas de pão de 24x9x6,5cm.
Colocar as laranjas inteiras num processados com o líquido da cozedura e passá-las até formar um puré muito cremoso.
Transferir o puré para uma grande tigela, adicionar os ovos e o açúcar e misturar bem. Envolver as amêndoas na massa, peneirar a farinha e o fermento sobre a mistura e envolver com uma colher de metal. A massa do bolo estará muito líquida. Verter a mistura sobre as formas e cozer por 1h.
O bolo estará pronto quando o teste do palito sair limpo. A textura deverá ser húmida e densa, quase como a de um cheescake. Deixar arrefecer 20min, retirar da forma para uma grelha e arrefecer totalmente antes de o cobrir com a cobertura de iogurte. Polvilhar com as bagas da romã, raspa de laranja e os pistáchios.
O bolo mantém-se conservado durante 3 dias no frigorífico. 

faz 2 bolos de 24x9x6,5


a ouvir: Thank You - Dido 


— 3 years ago with 3 notes
#bolos  #cogumelos  #laranja  #ovos  #quinoa  #no forno